Prefeitura e CODEMAS realizam ação para repovoar rios com peixes nativos
Prefeitura de Sengés e Codemas repovoam rios com peixes nativos
RUBENSNIR DE ALMEIDA
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, AGRICULTURA E PECUÁRIA
É o órgão incumbido de elaborar e coordenar a política municipal de desenvolvimento da agricultura e pecuária; implantar sistemas de informações técnicas concernentes às atividades agropecuárias; estudar, projetar e colocar à apreciação e aprovação os projetos necessários às melhorias das atividades agrícolas e pecuárias do município; colaborar com a vigilância fitosanitária, adotar medidas no sentido de disseminação de pragas e doenças agrícolas; dar apoio à criação de hortas comunitárias, promovendo a fixação do homem no campo; fomentar o plantio e a comercialização de hortifrutigrangeiros; estimular a parceria e o associativismo; coordenar a política e desenvolver as diretrizes que devem ser fixadas no desenvolvimento do meio ambiente no município; apoio técnico às atividades de urbanização, paisagismo e limpeza pública; incentivar através de programa a limpeza de rios, riachos e nascentes, bem como o repovoamento de peixes; elaboração e execução de Projetos de recuperação e preservação ambiental, de forma direta e em parceria com as demais Secretarias Municipais, e/ou com Órgãos Estaduais e Federais; propor normas e procedimentos visando a proteção do meio ambiente do Município; sugerir a criação de reservas e estações ecológicas, áreas de proteção ambiental e as de relevante interesse ecológico para o Município; manter intercâmbio com entidades oficiais e privadas de pesquisas e de atividades no âmbito da defesa do meio ambiente; desempenhar outras atividades correlatas na sua área de atuação, e/ou que forem determinadas pelo Chefe do Poder Executivo. (Referência: Anexo I da Lei 033/2012)
Prefeitura de Sengés e Codemas repovoam rios com peixes nativos
Equipamentos foram viabilizados por meio de convênio com o Instituto Água e Terra e serão destinados à Cooperativa de Catadores de Recicláveis.
O novo barracão será disponibilizado, por meio de uma parceria, para a associação dos coletores de material reciclável e os resíduos sólidos serão encaminhados para a associação. Os investimentos foram de R$ 500 mil.
Nova aquisição vai permitir que galhos podados na cidade virem adubo e sejam reutilizados de forma sustentável. Foram investidos R$ 50 mil.
Prefeitura realiza coleta de resíduos recicláveis.
Prorrogada campanha de vacinação de bovinos e búfalos. Foto: Jonas Oliveira
APRESENTAÇÃO A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura deve promover o planejamento, apoio e desenvolvimento da Política de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, promovendo medidas que visem à defesa sanitária animal e vegetal, buscando formas de desenvolvimento da agricultura, agropecuária, programando ações diferentes de uso do solo, diversificando as atividades, incentivando o aumento da produtividade e da renda do setor agrícola. Apoiar e organizar feiras, exposições e outros eventos do interesse dos agricultores e dos Munícipes. No âmbito do Meio Ambiente, tem a incumbência de formular, coordenar, executar e fazer executar, a política municipal do meio ambiente e a preservação, conservação e uso racional, fiscalização, controle e fomento dos recursos ambientais. A Carta de Serviços ao Usuário facilita o acesso aos serviços públicos, aproximando a administração pública dos moradores, informando os serviços prestados, órgão responsável e forma de acesso, bem como o compromisso de qualidade no atendimento ao cidadão, proporcionando melhoria contínua na prestação dos serviços. |