Triturador de galhos vai gerar economia para Sengés

Nova aquisição vai permitir que galhos podados na cidade virem adubo e sejam reutilizados de forma sustentável. Foram investidos R$ 50 mil.

A prefeitura de Sengés comprou um triturador de galhos para dar o descarte adequado dos resíduos gerados nas podas de árvores na cidade, uma solução econômica e sustentável. A máquina, que teve investimentos de R$ 50 mil, permite que galhos cortados sejam transformados em material para produção de composto orgânico, um adubo natural rico em minerais.

Os resíduos são colocados dentro da máquina e triturados na mesma hora. Este composto orgânico resultante da trituração é facilmente absorvido pelo solo e tem diversas utilidades, por exemplo, em hortas e viveiros como adubo orgânico ou em parques e jardins para paisagismo.

Os galhos resultantes das podas são considerados passivos ambientais, mas com a utilização do triturador é possível que este resíduo seja sustentável, ambientalmente correto.  “É mais uma conquista para a nossa cidade que gera economia e um ganho para a natureza”, destacou o prefeito Nelson Pezinho.

A prefeitura disponibiliza serviço de coleta de galhos. A solicitação pode ser feita pelos seguintes canais: telefone: 43 3567 5110, pelo WhatsApp: 43 99866 4040 ou ainda pelo email: falecomsu@senges.pr.gov.br

Ainda é importante lembrar que todos devem manter os terrenos limpos e livres de criadores de mosquitos da dengue. O combate à dengue é dever de todos.