19 de Março de 2024    Webmail   e-Ouv   BUSCA   E-SIC

Acessibilidade

 

O que é Acessibilidade?

 

A primeira vez que nos deparamos com a palavra acessibilidade, pensamos, naturalmente, que ela seja proveniente ou derivada da palavra acesso. Em geral essa palavra não está sozinha, vem contextualizada de conceitos técnicos ou práticos, normalmente associados a pessoas com deficiência.

Segundo o dicionário Acessibilidade é um substantivo que denota a qualidade de ser acessível por sua vez, acessível é um adjetivo que indica aquilo a que se pode chegar facilmente, que fica ao alcance.

Em informática, programas que provêm acessibilidade são ferramentas ou conjuntos de ferramentas que permitem que portadores de deficiências (as mais variadas) se utilizem dos recursos que o computador oferece. Essas ferramentas podem constituir leitores de telas para deficientes visuais, teclados virtuais para portadores de deficiência motora ou com dificuldades de coordenação motora, e sintetizadores de voz para pessoas com problemas de fala.

Garantir a acessibilidade na Web é permitir que qualquer indivíduo, utilizando qualquer tecnologia de navegação, visite qualquer site e obtenha completo entendimento das informações contidas nele, além de ter total habilidade de interação. Para tal, é preciso que o site tenha sido desenvolvido levando-se em consideração as diretrizes de acessibilidade.

Nesse ambiente, buscou-se contemplar as recomendações de acessibilidade do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG). Também foi disponibilizada uma barra de acessibilidade, que contém as dicas dos atalhos, a opção de alto contraste e link para esta página de acessibilidade.

 

Teclas de atalho: são teclas de acesso rápido a seções do conteúdo. Esse ambiente disponibiliza as teclas de atalho:

 

  • 1 - Alto contraste (com esta opção ativada, todo o ambiente apresentará um contraste otimizado, facilitando a navegação de pessoas com baixa visão.)
  • 2 - Acessibilidade
  • 3 - Mapa do Site

 

Para utilizar as teclas de atalho, existem comandos específicos de cada navegador:

 

  • Google Chrome: Alt + número
  • Mozilla Firefox: Alt + Shift + número
  • Internet Explorer: Alt + número
  • Opera: Shift + Escape + número
  • Safari: Option + número

 

Nos navegadores atuais (IE 7 ou superior, Firefox 3 ou superior, Chrome ou Safari) temos a função do Zoom da página, essa função é ativada usando os seguintes comandos:

 

no PC:

 

ctrl + Aumenta o zoom da página;
ctrl - Diminui o zoom da página;
ctrl 0 Deixa o zoom da pagina padrão.

 

no MAC:

 

command + Aumenta o zoom da página;
command - Diminui o zoom da página;
command 0 Deixa o zoom da pagina padrão.

 

Suíte Vlibras

 

A Suíte VLibras é uma solução livre em código aberto com custo zero que consiste em um tradutor automático de conteúdos digitas em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Este software torna computadores, dispositivos móveis e plataformas web acessíveis para pessoas com deficiência auditiva, de forma que possam acessar os conteúdos dessas tecnologias em sua língua natural de comunicação, reduzindo as barreiras de comunicação e acesso à informação.

Disponível para download em: http://softwarepublico.gov.br/social/suite-vlibras