Prefeitura de Sengés entrega Central de Gerenciamento de Resíduos

O novo barracão será disponibilizado, por meio de uma parceria, para a associação dos coletores de material reciclável e os resíduos sólidos serão encaminhados para a associação. Os investimentos foram de R$ 500 mil.

A prefeitura de Sengés entregou nesta terça-feira (21) o novo espaço onde vai funcionar a Central de Gerenciamento de Resíduos. Com investimentos de R$ 500 mil, o local será disponibilizado, por meio de uma parceria, para a Associação dos Coletores de Material Reciclável e todos os resíduos sólidos do município serão encaminhados para esta Central.

Um barracão já existente foi readequado com a colocação de piso e fechamento das laterais, além da construção de uma área de vivência para os colaboradores com banheiros e vestiários, amplo refeitório, escritório e depósito. Ainda foi feita terraplenagem e construção de poço artesiano.

Desde 2018 o município utiliza um aterro sanitário terceirizado, acabando com a geração de passivos ambientais, pois há redução na liberação de gás metano na atmosfera. Já foram quase 3 mil toneladas de lixo levadas para este aterro. O antigo lixão será revitalizado, sendo que não pode ser descartado mais nenhum tipo de material no local.

Com a entrega da Central, Sengés cumpre mais uma etapa da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que é a inclusão social dos trabalhadores, proporcionando um ambiente de trabalho adequado e seguro devido à criação da associação.

“A infraestrutura do ambiente de trabalho ficou ainda melhor. A renda das 14 pessoas que fazem parte da associação vem disso e agora terão um espaço adequado para guardar o material e até fazer suas refeições”, disse o prefeito Nelson Pezinho.

“A Central de Gerenciamento de Resíduos é a mais importante das ações voltadas ao tratamento de resíduos sólidos. Com mais essa iniciativa, Sengés cumpre com excelência as diretrizes nacional e estadual, assegurando a responsabilidade social e ambiental e promovendo melhorias na qualidade de vida de todos os envolvidos", destacou o secretário de meio ambiente, agricultura e pecuária, Fabio Lucas de Oliveira.