Unidades de saúde ofertam vacina contra febre amarela

Leia mais

Febre amarela é transmitida através da picada do mosquitos infectados



Doses são gratuitas e recomendadas para pessoas acima de 9 meses de idade. Doença é transmitida através de picada de mosquito infectado pelo vírus. A vacinação é a única forma eficiente de evitar a febre amarela




A vacina contra febre amarela está disponível para a população de Sengés através de todas as unidades de saúde. A imunização é a única forma eficiente de se proteger conta a doença, por isso é de extrema importância. Sua aplicação é indicada para pessoas a partir dos 9 meses de idade.

A febre amarela é transmitida pela picada de mosquitos infectados pelo vírus, não ocorrendo através de contato humano.  Os sintomas iniciais da doença são início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos mais graves, a doença pode evoluir para sintomas como febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal) e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

Macacos são animais que sinalizam a circulação do vírus da febre amarela. O encontro destes animais mortos ou doentes podem ser um sinal de infecção, por isso todo evento suspeito deve ser noticiado às autoridades de Saúde o quanto antes.

 

Na região de Sengés já foram confirmadas 11 mortes de macacos, sendo um deles portador do vírus, o que indica sua circulação e a necessidade de cuidados através da vacinação.