Serviço Aeromédico socorre com agilidade paciente de Sengés

Helicóptero pousou neste domingo em campo de futebol para atender paciente

Primeiro atendimento do tipo acorreu neste domingo. Paciente vítima de AVC foi levado até hospital de Ponta Grossa. O transporte aéreo é direcionado em casos de extrema emergência. Serviço aeromédico atende cerca de 57 municípios dos Campos Gerais.

Na manhã deste domingo, 21, paciente vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC) foi transportado por helicóptero para o Hospital Regional em Ponta Grossa. O homem de 67 anos foi levado do Complexo Poliesportivo Jaime Jorge até o local, onde recebe tratamento.

Este foi o primeiro caso de serviço aeromédico usado em Sengés, e está disponível para atendimentos emergenciais com alto risco de vida. É um serviço importante para agilizar salvamentos e garantir mais agilidade no socorro médico, disponível em período diurno e com tempo estável. A necessidade deste tipo de transporte é determinada pelo médico plantonista e o profissional de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da região, que regula o serviço aéreo.

O serviço

O atendimento faz parte do Serviço Aeromédico e Aeroespacial dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, que trabalha em conjunto com o Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (Bpmoa). A base foi inaugurada em março deste ano, fornecendo serviços integrados de atendimentos de emergência, remoções, resgates, transferência de pacientes e transporte de órgãos, além de patrulhamentos e apoio em operações policiais. A base atende cerca de 57 municípios dos Campos Gerais, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo Jaqueline Nunes da Silva, secretaria municipal de Saúde, “o transporte aeromédico rápido pode fazer toda a diferença entre a vida a morte e na recuperação dos pacientes. É ágil e importante, e com certeza uma grande conquista”, destacou.

Para Edgardo Araneda, médico responsável pelo atendimento, as ambulâncias convencionais suprem maior parte das necessidades. Porém, a malha viária é lenta e as distâncias são grandes quando o início do tratamento é urgente. 'Nesta lacuna entra a remoção aérea, cuja modalidade mais viável é o helicóptero. O município investe na inclusão deste transporte pensando no bem-estar dos  pacientes com casos mais graves", diz.

Outros avanços

O Serviço Aeromédico é um dos muitos avanços que a saúde de Sengés tem à disposição nos últimos meses.  Apenas este ano, foram adquiridas duas novas ambulâncias, uma para atendimento geral e outra para o bairro Ouro Verde. Além disso, no ano passado foram contratados 7 novos profissionais para a área, dentre eles pediatra, ginecologista, psiquiatra, oculista, ortopedista, assistente social e nutricionista.

Também encontra-se em construção o novo Pronto Atendimento de Sengés, obra muito aguardada pela população e viabilizada pela gestão, num investimento de R$ 2.591.000,00. Além disso, Sengés passou a contar com novo aparelho raio X, e o bairro ouro verde com exames de ultrassonografia. Neste momento, uma UTI móvel passa por processo de licitação para atender casos quando o transporte aéreo não está disponível.