Sengés irá contratar novo profissional com saída de médico cubano

Leia mais

Médico cubano será subtituído até o começo do próximo mês


Profissional cubano deve trabalhar até esta terça-feira. Substituição ocorre até metade de dezembro. Ao todo, 8.332 profissionais devem deixar o Brasil após Cuba decidir deixar o programa federal.

 


A saúde de Sengés não será afetada pela saída de profissionais de saúde cubanos do Programa Mais Médicos. O município possui um clínico geral de Cuba na sua equipe, que deve ser substituído já no próximo mês.


O profissional atende em unidade de saúde da Vila São Pedro desde agosto de 2017, onde trabalhará até esta terça-feira (27), retornando ao país de origem na sexta-feira (30). As consultas foram remanejadas para outros médicos até que a vaga seja preenchida, o que deve acontecer até o dia 14/12.


Neste mês, Cuba anunciou sua saída do Programa Mais Médicos após declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro de que haveria mudanças de termos e condições do acordo. Até então, a saúde brasileira recebia a assistência de 8.332 médicos do país caribenho. Novos profissionais brasileiros já foram requisitados para atender à demanda.


O programa


O Programa Mais Médicos (PMM) foi criado em 2013 e é um esforço do Governo Federal para reduzir a carência desses profissionais em determinados locais, principalmente onde grande parte da população se encontra em situação de extrema pobreza.


Avanços na saúde municipal

 
Receber novos médicos é um dos grandes esforços que a prefeitura tem feito para atender às demandas de saúde da população sengeana. No início de 2017, sete novos profissionais foram incorporados à equipe, pois a falta de especialistas em áreas prioritárias era umas das queixas frequentes da população. Foram contratados pediatra, ginecologista, psiquiatra, oculista e ortopedista, além de um assistente social e um nutricionista.


Foram também direcionados importantes recursos para o aprimoramento dos atendimentos. Um novo aparelho de raio-x chegou a Sengés no ano passado, enquanto a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Ouro Verde passou a oferecer em abril deste ano exames de ultrassonografia.  Em março, o bairro recebeu também nova ambulância, enquanto outra foi destinada à saúde geral do município.

 

Também encontra-se em construção o novo Pronto Atendimento de Sengés, obra muito aguardada pela população e viabilizada pela gestão, num investimento de R$ 2.591.000,00. Sengés também conta hoje com atendimento aeromédico para os casos emergências mais complexos.