Prefeitura resgata a história de Sengés através da Biblioteca Municipal

Na foto, fachada da atual biblioteca

Pouco se sabe sobre a criação da Biblioteca Pública Municipal Cândido Manuel Martins de Oliveira, em Sengés. Os poucos documentos históricos que haviam foram perdidos com enchente que devastou a biblioteca municipal em 2010.  Mas uma pesquisa do Departamento Municipal de Cultura resgatou o que ainda existe de registros e tentou reconstruir o passado a instituição.

A Biblioteca Pública Municipal de Sengés foi oficialmente criada em 28 de dezembro de 1973, na administração do prefeito Michel Dib através da lei n° 26/73. Porém, sabe-se que sua existência remonta a pelo menos quatro décadas antes. Um único exemplar de 1931 do jornal “Eco de Sengés” noticiava novos livros adquiridos.  A oficialização de 1973 homenageou o então secretário de Educação e Cultura do Estado do Paraná, Cândido Manuel Martins de Oliveira.

Registros da prefeitura mostram que em 2010 a instituição tinha um acervo de cerca de 20 mil livros. Naquele ano, o prédio perdeu grande parte das obras após uma enchente, restando apenas 800 exemplares. Os próprios registros históricos sobre a história da biblioteca foram perdidos.

Jornal “Eco de Sengés” de 1931

Desde então, a busca por reaver a diversidade de obras da antiga biblioteca é um esforço constante. “Quando o município foi agraciado com a Biblioteca Cidadã (projeto do Governo do Estado) em 2010, ele recebeu um acervo de 2 mil livros. O restante fomos conseguindo com compras anuais de atualização, doações de outras bibliotecas da região e doações particulares”, conta Maria Cecília Zakrzewski Grossl Santos, auxiliar bibliotecária. A biblioteca tem cerca de 9 mil livros hoje.

Biblioteca após as enchentes de 2010

A biblioteca já passou por diversos endereços. Desde 2010, encontra-se no bairro Morungava II. Anteriormente, já esteve próximo à Câmara Municipal de Sengés, no Centro Cultural Lélia Salmon Jorge (atualmente sede da Prefeitura Municipal de Sengés), e, por fim, no antigo calçadão da travessa General Osório, onde aconteceu a inundação. Hoje, a instituição também possui uma pequena biblioteca no “Espaço Cidadão”, onde funciona o Telecentro no bairro Vila São Pedro. Ambas atendem das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Filial no bairro Vila São Pedro

Cândido Manuel Martins de Oliveira

O nome dado à Biblioteca Pública Municipal de Sengés foi uma homenagem ao então secretário de Educação e Cultura do Estado do Paraná, Cândido Manuel Martins de Oliveira. Nascido em 1940 em União da Vitória, Paraná, Oliveira foi ativo na política e na educação do estado.

Foi presidente do Centro Estudantil do Colégio Estadual do Paraná, destacando-se como vice-presidente da União Paranaense dos Estudantes, sendo também eleito presidente dos Estudantes Secundários. Formou-se como bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná ? UFPR.

Em 1967, foi nomeado Secretário de Educação e Cultura do Estado, cargo que voltou a exercer entre 1973 e 1975.  Elegeu-se também deputado estadual pela Aliança Renovadora Nacional (Arena) durante o regime militar. O político chegou a chefiar o gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep).

Cândido Manoel Martins de Oliveira foi nomeado em 1981 conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), sendo eleito para a presidência do órgão em 1983, e reeleito em 1984. Em 1997, ocupou o cargo de Secretário de Segurança Pública do Paraná.