Parceria traz para Sengés mutirão de mamografia e preventivo

Modelo de estrutura que será instalada para os atendimentos. Foto: Sesc

Exames serão gratuitos. Além de mamografia, as sengeanas poderão coletar o exame preventivo de câncer de colo de útero (Papanicolau). Atendimentos acontecerão na praça Anselmo Jorge a partir do dia 19/06, durante cinco semanas.

A Secretária Municipal de Saúde traz mais uma novidade para as mulheres de Sengés. Durante cinco semanas, no mês de junho, ficará disponível para a população um consultório móvel para realização de mamografia e coleta do exame Papanicolau, procedimento preventivo de câncer de colo de útero. A ação é uma parceria do Serviço Social do Comércio (SESC) com a Prefeitura Municipal de Sengés. Os atendimentos serão gratuitos.

O serviço acontecerá entre os dias 19/06 e 01/08/2019, na praça Anselmo Jorge. Os agendamentos estão sendo realizados nas Unidades de Saúde de Sengés até o dia 03/06. As interessadas também podem fazê-los diretamente no consultório móvel a partir do dia 26/06. Para o agendamento, é necessário ter em mãos documento de identidade RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS.

Ao todo, o consultório realizará 668 mamografias e a coleta de 690 exames preventivos de câncer do colo do útero, juntamente com ações de educação sobre saúde da mulher. Serão, no total, cerca de 1350 exames. A mamografia é prioritária para as mulheres entre 50 a 69 anos. Já a coleta do Papanicolau é direcionamos principalmente para mulheres entre 25 a 64 anos.

Parte interna da estrutura para exames de mamografia

A “Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher” é um programa do SESC em resposta ao elevado índice de incidência de câncer de mama e colo de útero. Sengés é a 19° cidade a receber a ação, sendo também um serviço inédito no município.

O prefeito Nelson Pezinho explica que a estrutura servirá para detectar com maior antecedência os possíveis casos de câncer. “Quanto antes descoberta, maiores as chances de cura. Por isso priorizamos este mutirão de exames”, disse.

Melhor atendimento

Para um melhor atendimento à população, 25 profissionais da Saúde municipal receberam treinamento pela SESC, voltado especificamente para a questão da saúde da mulher. O aperfeiçoamento aconteceu na última terça-feira, 14, contando com a presença de enfermeiros e agentes comunitários de saúde.