Mais remédios gratuitos à população de Sengés em 2018

Fachada da Farmácia Municipal

Através da Assistência Farmacêutica Municipal, de janeiro a outubro de 2018, um volume de 2 milhões e 600 mil unidades de medicamentos foram distribuídos gratuitamente à população. Esse número supera em pelo menos 1 milhão o montante distribuído em 2017, incluindo medicamentos básicos e remédios especializados para tratamento de doenças determinadas

A atenção em saúde e apoio às famílias sengeanas está melhorando progressivamente, e o mais recente balanço sobre distribuição de medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde ? SMS, comprova isso. De janeiro a outubro deste ano, a Assistência Farmacêutica Municipal garantiu cerca de 2 milhões e 600 mil unidades de medicamentos gratuitos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), um investimento do município de mais de R$ 500 mil. Isso representa pelo menos 1 milhão de medicamentos a mais para a população do que no mesmo período do ano passado.

Investimento com assistência farmacêutica nos últimos anos

Ao todo, são 275 itens diferentes à disposição, fornecidos mediante prescrição médica e odontológica, provenientes do SUS. Além dos medicamentos básicos, são distribuídos remédios especializados a 473 pacientes cadastrados, através do Governo Estadual, e medicamentos estratégicos para tratamento de doenças como Tuberculose, Hanseníase, Cisticercose, Gripe A, dentre outros.

A Assistência Farmacêutica Municipal trabalha através da Farmácia Municipal, Pronto Socorro Municipal, e Postos de Saúde da zona rural, garantindo o acesso aos medicamentos essenciais à população. Segundo a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Nunes da Silva, o aumento significativo deste serviço se deu devido à ampliação do número de atendimentos e pacientes encaminhados para as especialidades no SUS. “Um dos principais compromissos da gestão tem sido a expansão do atendimento com qualidade. Estamos felizes com o resultado”, concluiu a secretária municipal.