Escolas municipais recebem programa de incentivo à leitura

Cultura em Movimento é o nome do programa. Livros ficarão à disposição para empréstimo de alunos de escolas rurais.

Ao todo, 13 unidades receberão sessões de contação de história e música. Já as escolas rurais terão à disposição um total de 200 livros para empréstimo, que serão devolvidos a cada encontro. A ação busca promover o hábito da leitura entre os alunos.

A Prefeitura Municipal de Sengés inicia na semana que vem ação de incentivo à leitura em diversas escolas municipais e CMEIs. Através do programa “Cultura em Movimento”, treze instituições receberão visitas para contação de histórias acompanhadas com música. Além dos encontros, escolas rurais também receberão livros para empréstimo dos alunos a cada visita, estimulando o contato com a leitura fora do ambiente escolar. Nas escolas da cidade, os encontros acontecem no final de cada bimestre escolar. No interior, a cada dois meses.

Além da distribuição de desenhos para colorir, cinco escolas rurais receberão um total de 200 livros para empréstimo. Cada criança poderá dispor de um exemplar, que será devolvido na próxima visita. Os livros fazem parte do acervo da Biblioteca Pública Municipal.

O projeto é desenvolvido pelo Departamento Municipal de Cultura- Divisão de Biblioteca, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SEMCET) e Secretaria Municipal de Educação (SME).

Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Aristides Carlos Gomes Neto, o objetivo da iniciativa é promover a leitura entre os alunos, estimulando a pratica dentro e fora do período escolar. “O hábito da leitura desenvolve o raciocínio, a interpretação, ajuda no vocabulário e melhora a escrita. Ela também auxilia no aprendizado de conteúdos específicos de forma lúdica e leve”, diz.

Confira as escolas que participam do programa:

Escola Municipal do Campo Presidente Médici

Escola Municipal do Campo Pedro Sérgio Corrêa