Equipe da Assistência Social recebe curso de capacitação

Equipe aprende sobre convivência familiar e comunitária

Conselheiros tutelares, técnicos da SMAS e membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e o Adolescente participaram de curso de capacitação na semana passada, que contou com a presença de
17 pessoas. Ação foi realizada através do Convênio AFAI. Foram abordados a atuação e atribuições dos conselheiros tutelares encaminhamentos, ética no atendimento, mediação de conflitos e relacionamento familiar.

No dia 20 e 21 de novembro, membros do Conselho Tutelar e equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) participaram de curso de capacitação. Estiveram presentes cinco conselheiros tutelares, além de 12 integrantes, entre técnicos da SMAS e membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Dentre os temas abordados na ocasião, estão a atuação e atribuições dos conselheiros tutelares, encaminhamentos, ética no atendimento, mediação de conflitos e relacionamento familiar. O curso foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), através do Convênio AFAI - Atenção às Famílias dos Adolescentes Internados por Medida Socioeducativa.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Andrea Aparecida Ribeiro, o curso trouxe conhecimentos importantes para a equipe, melhorando o serviço oferecido. “Foi muito produtivo e enriquecedor. As reflexões nos fazem analisar e repensar a forma mais adequada de atendimento das situações envolvendo crianças, adolescentes e suas famílias”, disse ela.

Ações da Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realiza diversas ações de relevância para o bem-estar da população sengeana, fazendo valer os direitos do cidadão conforme as normas e leis que a regulamentam.

A política de assistência estabelece a proteção em dois níveis: Proteção Social Básica ? CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ? e Proteção Social Especial ? CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social). Instituições de abrigo como a Casa Lar também fazem parte do programa, além de entidades conveniadas como APAE e ASPMIF.

Entre os serviços ofertados pela SMAS, pode-se destacar o acolhimento, visitas domiciliares, regularização e retirada de documentos, encaminhamentos para o INSS, requerimentos de aposentadoria, auxílio doença, reclusão e maternidade, dentre outros, todos realizados no CRAS.

Já pelo CREAS são feitos atendimentos psicossociais para famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e o acompanhamento de adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas ou em liberdade assistida. O CREAS também é responsável pelo acompanhamento e cuidados da Casa Lar, abrigo temporário para crianças e adolescentes.

Além disso, as ações do Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, grupos do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Programa Família Paranaense (PFP) e em outros encontros temáticos contam com a presença de idosos, crianças, adolescentes e mulheres.

Até este ano, a SMAS foi parceira na execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), realizando a distribuição de frutas e verduras em duas unidades de CRAS e na Casa do Ofício para mais de 300 famílias cadastradas, além de encaminhar alimentos para a Casa Lar e para as entidades conveniadas (APAE e ASPMIF).

Através do Justiça no Bairro, iniciativa do Tribuna de Justiça do Paraná feita em parceria com a Prefeitura, os sengeanos receberam atendimento e orientações jurídicas. Já o Programa Jovem Aprendiz, desenvolvido em parceria com o SENAI, está finalizando este ano a capacitação de 57 jovens, e já disponibilizou em processo seletivo outras 85 vagas para 2019.