Dia de Campo em Sengés apresenta variedades de milho e feijão a agricultores

Barracas apresentaram novas variedades de grãos

Variedades comerciais e produtos experimentais geneticamente melhorados estiveram à amostra para mais de 80 produtores rurais do município na última sexta-feira, 22.

Na última sexta-feira, 22, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária realizou o Dia de Campo, evento que apresentou novas variedades geneticamente melhorados e opções já comerciais de milho e feijão a aproximadamente 80 agricultores de Sengés.

As variedades já comercias eram das empresas Syngenta e Brevant. As espécies geneticamente melhoradas de feijão, ainda experimentais e prontas para serem lançadas no mercado, foram apresentadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Segundo Fábio Lucas de Oliveira, secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, algumas variedades geneticamente melhorados mereceram destaque: “a variedade ‘Esteio’, desenvolvido pela Embrapa, que é o Feijão Preto mais cultivado no Brasil, além do BRS-FC 104, da mesma empresa, que é uma variedade super precoce, com ciclo de 65 dias. Merece destaque também a IAC 1850, uma variedade de Feijão Carioca com os maiores indicadores de produtividade ao longo de anos de pesquisa do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).”

O evento contou também com a participação do prefeito Nelson Pezinho, vereadores do município e equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária.