AVALIAÇÃO TÉCNICA APONTA RISCOS DE DESABAMENTO E RECOMENDA DEMOLIÇÃO DO ANTIGO PRÉDIO DA PREFEITURA

Recuperação estrutural do antigo prédio é inviável diante do custo elevado e riscos envolvidos

Um relatório produzido pelo corpo técnico da Secretaria de Obras, Habitação e Saneamento apontou que o antigo prédio da Prefeitura de Sengés encontra-se com sua estrutura comprometida e, em razão do nível elevado de riscos à segurança das pessoas e veículos,  requisita a demolição da edificação.

De acordo com o Relatório Técnico Nº 001/2022, complementar ao relatório 008 emitido em 2018, "a edificação encontra-se condenada devido à técnica construtiva utilizada na época de sua construção, sem a devida estrutura convencional em concreto armado com pilares e vigas".

RECUPERAÇÃO É INVIÁVEL
O levantamento técnico aponta que esse tipo de construção não possui viabilidade técnica e econômica de recuperação estrutural por apresentar custo extremamente elevado. "Ocorre que o solo resistente para o reforço das fundações encontra-se a aproximadamente 10 metros de profundidade, sem considerar as dificuldades técnicas e o elevado risco de obras no local", comenda o secretário e engenheiro Marcos Vincenzi.

Um Laudo Técnico Geológico realizado por empresa especializada contratada pela Prefeitura confirmou os apontamentos feitos pelo relatório da municipalidade. Além disso, foi verificado que houve aumento da intensidade dos problemas estruturais já existentes, com o surgimento de novas trincas e rachaduras, assim como afundamento do piso e fundações da edificação.

A atual administração estuda a possibilidade de reprodução arquitetônica do prédio nos moldes da réplica da antiga estação ferroviária para fins de preservação da memória histórica. "Infelizmente não podemos considerar a recuperação da estrutura, não apenas pela inviabilidade econômica, mas também pelos riscos que uma obra no local oferecia aos operários envolvidos", comentou o secretário.

NOVO PRÉDIO
A demolição do antigo prédio vai permitir que o local sirva no futuro para uma nova edificação pública, ainda a ser definida, para o atendimento à população de Sengés.