Começou hoje mutirão de mamografias e preventivo

Unidade Móvel SESC Saúde Mulher

Consultório móvel oferece exames gratuitos de mamografia e coleta do exame Papanicolau até o dia 31/07, na praça Anselmo Jorge. Agendamentos devem ser feitos no local, com documentação requerida em mãos. Ação é uma parceria com o SESC que visa combater os altos índices de câncer de mama e colo de útero

Começou nesta quarta-feira, 26, o mutirão de exames de saúde feminina na “Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher”, na praça Anselmo Jorge. Em um consultório móvel, serão realizadas gratuitamente mamografias e a coleta do exame Papanicolau, procedimento preventivo de câncer de colo de útero. A ação é uma parceria do Serviço Social do Comércio (SESC) com a Prefeitura Municipal de Sengés.

Os serviços acontecem até o dia 31/07 e o agendamento deve ser feito no local, sendo necessário que a paciente tenha em mãos documento de identidade RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS. Se a paciente tiver exames de mamografia anteriores, deve levar na consulta.

Ao todo, o consultório realizará 668 mamografias e a coleta de 690 exames preventivos de câncer do colo do útero, juntamente com ações de educação sobre saúde da mulher. Serão, no total, cerca de 1350 exames. A mamografia é prioritária para as mulheres entre 50 a 69 anos. Já a coleta do Papanicolau é direcionamos principalmente para mulheres entre 25 a 64 anos.

A “Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher” é um programa do SESC em resposta ao elevado índice de incidência de câncer de mama e colo de útero. Sengés é a 19° cidade a receber a ação, sendo também um serviço inédito no município.

A inauguração oficial deste projeto no município acontece no dia 02/07, às 15h, na praça Anselmo Jorge, com a presença especial de representantes do SESC Paraná, do Sistema Fecomércio, da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Paraná, do Sindicato do Comércio Varejista de Castro, além de membros da Prefeitura Municipal de Sengés.

O prefeito Nelson Pezinho explica que a estrutura servirá para detectar com maior antecedência os possíveis casos de câncer. “Quanto antes descoberta, maiores as chances de cura. Por isso priorizamos este mutirão de exames”, disse.

Melhor atendimento

Para um melhor atendimento à população, 25 profissionais da Saúde municipal receberam treinamento pela SESC, voltado especificamente para a questão da saúde da mulher. O aperfeiçoamento contou com a presença de enfermeiros e agentes comunitários de saúde.