Sengés atua de maneira enérgica no combate à COVID-19

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Sengés está atuando de forma intensa no combate ao novo coronavírus. Diversas medidas preventivas foram tomadas e a testagem em massa está permitindo que o controle seja adequado às necessidades do município.

Desde que foi declarada a pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Sengés, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem tomando todas as medidas de contingência necessárias. Todos os protocolos técnicos e clínicos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná são seguidos, como monitoramento de pacientes assintomáticos nos domicílios, ampla divulgação das medidas de etiqueta respiratória, orientação sobre o uso e distribuição de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social.

A pasta ainda está promovendo a testagem em massa. Serão até três mil exames, uma iniciativa inédita e que está ajudando o poder executivo a adotar medidas mais específicas com base nas evidências científicas.

“Foi uma atitude desafiadora para a Secretaria de Saúde, mas consideramos fundamental, pois os casos assintomáticos não seriam detectados sem o teste e ficaria impossível identificar a circulação do vírus e agir de forma efetiva no combate ao coronavírus”, destacou a secretária de Saúde Jaqueline Nunes da Silva.

A pesquisa sorológica, por meio da testagem em massa, tem o objetivo de estimar o percentual de sengeanos com anticorpos para o vírus, determinar o percentual de infecções assintomáticas e avaliar a velocidade de expansão da contaminação.

As unidades de saúde tiveram os fluxos de atendimentos reorganizados para melhor atendimento aos pacientes. Todos os profissionais da área da saúde foram testados para o coronavírus e estão recebendo equipamentos de proteção individual adequados. O município conta com uma equipe técnica na coordenadoria do Enfrentamento à COVID-19 composta por médico, enfermeiros e farmacêuticos.

Hoje o município tem cinco casos confirmados, e todos estão bem, sendo acompanhados em domicilio. Não há nenhum caso grave de pessoas hospitalizadas. Todos os que têm resultado positivo para o coronavírus são orientados sobre o tratamento e permanecem em isolamento, assinam um termo de responsabilidade para que não saiam da quarentena e são monitorados pela equipe de saúde diariamente.

A administração municipal decretou estado de calamidade pública como forma de possibilitar medidas preventivas no combate ao vírus. Ao decretar estado de calamidade, ações rápidas para a proteção da saúde e socorro social podem ser tomadas com o respaldo da lei. Serviços, produtos e insumos podem ser adquiridos de forma mais ágil. Ainda, é possível ajustar as metas fiscais e o orçamento, pois com a pandemia a administração municipal teve aumento de gastos e queda na arrecadação. Este instrumento jurídico já foi adotado por mais de 250 municípios paranaenses.

Além das redes sociais, um carro de som auxilia na conscientização das pessoas com mensagens que explicam a importância de medidas de distanciamento social, uso de álcool gel e máscaras para circulação em locais públicos, todas essas orientações são uma forma de prevenir o colapso do sistema de saúde. Uma parceria com a Secretaria de Saúde do Estado e com a Universidade Estadual de Ponta Grossa pautou as orientações na divisa do Estado.