Sengés é destaque no combate à COVID-19

A administração municipal tomou várias medidas no combate ao novo coronavírus que vão desde orientações sobre uso de máscaras e testagem em massa da população até a decretação de estado de calamidade, que permite ações rápidas na área da saúde.

O município de Sengés é destaque no combate à COVID-19 na região dos Campos Gerais. Nenhum caso foi confirmado na cidade, atestando que as ações da prefeitura estão dando bons resultados e protegendo a população.

Na última semana, foi decretado estado de calamidade pública como forma de possibilitar medidas preventivas no combate ao vírus. Ao decretar estado de calamidade, ações rápidas para a proteção da saúde e socorro social podem ser tomadas com o respaldo da lei. Serviços, produtos e insumos podem ser adquiridos de forma mais ágil.

Ainda é possível ajustar as metas fiscais e o orçamento, pois com a pandemia a administração municipal teve aumento de gastos e queda na arrecadação. Este instrumento jurídico já foi adotado por mais de 250 municípios paranaenses.

Desde o início da pandemia do coronavírus, a prefeitura adotou medidas de proteção às famílias com a distribuição de máscaras, orientação sobre medidas de distanciamento social, trabalho junto ao comércio para adoção de medidas necessárias para o atendimento ao público, além da criação de um Comitê de Operações no Enfrentamento da Pandemia composto por profissionais técnicos, representantes do comércio, indústria, instituições religiosas e OAB. Além disso, Sengés sai na frente promovendo a testagem em massa da população, que deve ter início nos próximos dez dias.

Foram adotados protocolos clínicos como o monitoramento de pacientes sintomáticos, atendimento diferenciado para pacientes crônicos que fazem uso de medicação contínua, triagem nas Unidades Básicas de Saúde e ainda a compra de equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde que atuam em Sengés.

Um carro de som ajuda na conscientização das pessoas com mensagens que explicam a importância de medidas de distanciamento social, uso de álcool gel e máscaras para circulação em locais públicos, todas essas orientações são uma forma de prevenir o colapso do sistema de saúde. Uma parceria com a Secretaria de Saúde do Estado e com a Universidade Estadual de Ponta Grossa pautou as orientações sobre as divisas da cidade.