Castração gratuita começa em julho

A partir do dia 29/07, a prefeitura realizará a esterilização cirúrgica de 250 animais, priorizando aqueles trazidos por protetores voluntários e donos de baixa renda cadastrados do CRAS. O programa de castração gratuita pretende atender 1000 animais nos próximos meses. População pode continuar se cadastrando

.
O ‘Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos’ da Prefeitura Municipal de Sengés começa suas ações no mês de julho. A primeira etapa de procedimentos será realizada entre os dias 29/07 a 02/08, sendo 250 esterilizações. Serão priorizados neste momento os animais de rua apresentados por protetores voluntários e os pertencentes a proprietários de baixa renda cadastrado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

.

Após a conclusão do serviço para estes dois perfis, a esterilização cirúrgica será realizada nos demais animais cadastrados, por ordem de inscrição. “Hoje estamos com aproximadamente 500 deles na fila de espera, mas a população pode continuar se cadastrando, pois temos previsão de atendimento de 1000 animas para os próximos meses”, explicou a secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Fábio Lucas de Oliveira. O programa vale apenas para residentes no município e que se enquadrem nos critérios do programa, dirigido às famílias de baixa renda. A meta é reduzir a população de cães e gatos em condições de abandono e maus tratos, através do controle de natalidade. É eficiente também para controle de zoonoses, assegurando menores riscos à saúde da população.

As inscrições

.

O serviço é gratuito. Os donos devem se cadastrar através do site da prefeitura e aguardar a indicação de local e data para o procedimento. Para a castração, é necessário que o animal tenha algum responsável, que ficará encarregado pelos cuidados pós-operatórios. Em casos de animais de rua, deve haver algum protetor que se responsabilize por ele até sua recuperação.

.

Cadastre seu PET, clique aqui!