40 casas do conjunto Bela Vista devem ser finalizadas com recursos próprios da Prefeitura

As obras, que já estão com 87% de execução, pararam por entraves burocráticos junto ao Governo Federal e instituições que operacionalizam o programa. Prefeitura analisa aplicação de recursos próprios para conclusão e liberação de mais essa benfeitoria.

A Prefeitura de Sengés busca uma alternativa para viabilizar a retomada e conclusão de obras das 40 unidades habitacionais que estão paralisadas no Município. O conjunto está localizado no bairro Bela Vista e faz parte do programa Minha Casa Minha Vida, modalidade Sub 50, do Governo Federal.

Com 87% do cronograma de construção executado, falta colocação de vidros, pintura, louças do banheiro e instalações elétricas para a conclusão das unidades.

“Estudamos a possibilidade de utilizar recursos da própria administração municipal, temos um gasto mensal com a vigilância do conjunto e também com aluguel social. Para isso, estamos articulando com os órgãos de controle, este é um convênio federal que envolve bancos privados”, afirmou o prefeito Pezinho.

Entre os entraves que ocasionaram a paralisação das obras estão o atraso de pagamento por parte do Governo Federal a instituições financeiras que operacionalizam o programa. Assim como a demora no repasse dos bancos às empreiteiras responsáveis.

A secretaria de Assistência Social vai fazer uma atualização cadastral para a entrega das moradias, mas os mutuários continuam os mesmos pré-selecionados anteriormente. Só haverá alterações em caso de mudança de domicílio ou morte, conforme regra prevista no convênio.

NOVO PROJETO ? Um outro projeto também na região do Bela Vista para a construção de 58 unidades habitacionais está em processo de licitação na Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), o edital deve ser aberto em junho. O investimento estimado para esta obra é de R$ 4,9 milhões e vai atender famílias que têm renda mensal bruta de até três salários mínimos e prestações em torno de R$ 400, sem um valor de entrada.