Câncer de mama: um diagnóstico precoce pode ser a solução

cartaz outubro rosa

Em outubro, o mundo todo se volta para a conscientização sobre o câncer de mama.  A Prefeitura Municipal de Sengés também quer ajudar a frisar a importância do cuidado com a doença e do diagnóstico precoce.

Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA), este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, representando cerca de 28% dos novos casos a cada ano. Segundo a instituição, o Brasil deve registrar cerca de 600 mil casos este ano.

Para diminuir os estragos causados pela doença e reduzir o risco de mortalidade, é fundamental a detecção precoce, que garante um tratamento com melhores resultados e menores impactos negativos na vida da paciente.  É preciso agilidade não apenas no tratamento, mas também na busca por exames de rotina e no cuidado diário de cada mulher.

Para estimular este cuidado individual e possibilitar diagnósticos precoces, neste mês de outubro a Secretaria Municipal de Saúde ampliou o número de exames voltados para a saúde feminina. São mais exames clínicos de mamas, mamografias, rastreamento (rotina) e preventivos ao câncer de colo de útero.

Com exceção de mamografias, os atendimentos são espontâneos, realizados conforme disponibilidade na unidade. As ações serão intensificadas no dia 20/10, com ainda mais vagas para que você mulher possa cuidar da sua saúde.

A doença não espera. Por isso, não espere também!