Atletas sengeanos são destaque no esporte

Gabriel Scheffer do vôlei, Henry Felipe do skate e Samuel Lopes do basquete (De cima para baixo, da esquerda para direita)

Em diversas modalidades, atletas da cidade tem mostrado bom desempenho e ganhado destaque em nível estadual e até nacional. Muitos deles treinaram em projetos promovidos pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SEMCET).

Basquete, voleibol, skate e tênis de mesa. São nesses esportes que Sengés tem se destacado na região, no estado e até fora do Paraná. Atletas têm hoje medalhas importantes e até representam outros times fora da cidade e em outros estados. Alguns recebem bolsa-auxílio por parte do Governo do Paraná para continuar os treinos. Conheça a história desses jovens.

Samuel Lopes Borges,16, é atleta de basquete, representando o Sociedade Thalia, em Curitiba, desde janeiro deste ano. Neste mês, jogou contra os principais clubes do país em campeonato nacional. Samuel aprendeu e se desenvolveu no basquete através das aulas da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SEMCET), com o professor Danilo Silva Danielewisk, o que o auxiliou e abriu portas para um futuro no esporte. “Agora nesses últimos meses recebi o convite para entrar em uma das melhores escolas estaduais públicas ano que vem para competir campeonatos escolares. Assim jogo pela Federação Brasileira e Paranaense com o clube e jogos escolares pela escola”, conta.

Gabriel Scheffer de Almeida, 17, é atleta de Voleibol. Em 2016, participou de uma peneira na cidade de Campinas (SP), para a equipe Brasil kirin, sendo também aprovado em equipes de São Paulo e Mauá (SP).  Ingressou no Brasil kirin, participando de diversos campeonatos na categoria infantil sub 17, posteriormente ingressando na equipe infanto sub 19.

Devido à troca de patrocínio, a equipe é hoje Vôlei Renata, time com o qual participou de jogos no Campeonato Paulista de Vôlei com a equipe adulto profissional.

No skate, o nome é de Henry Felipe Mello Vieira, de apenas 11 anos. Apesar da pouca idade, é destaque no município de Sengés, com várias conquistas na cidade e região. Foi vice-campeão na Modalidade Game Of na fase final dos Jogos Escolares do Paraná Edição 2018, na cidade de Campo Mourão.

Aletlas sengeanos do tênis de mesa. Kauã e Larissa, Pablo, Bianca, Isadora e

Larissa e Nicholas com colegas (terceiro, da esquerda para direita)

Já o tênis de mesa é o esporte que mais acumula nomes de destaque, todos alunos da SEMCET e incentivados pelo professor Murilo Pereira Ribeiro. São seis atletas que apresentam desempenho satisfatório, todos bolsistas do Programa Talento Olímpico do Paraná, projeto do Governo Estadual de incentivo ao esporte através e bolsa-auxílio a atletas e técnicos no estado.

No esporte, Larissa Oliveira Ribeiro, de 13 anos, já ganhou seis medalhas de 1° lugar nos Jogos Escolares de 2017 e 2018 e em torneio realizado em Capão Bonito (SP), nas modalidades individual e dupla. Isadora da Silva Dionizio, de 14 anos, possui 3 medalhas de 1° lugar nos Jogos Escolares de 2017 e 2018, nas fases regional e macrorregional. Todas na modalidade dupla. Já Bianca Eduarda Carvalho, também de 14 anos, se destacou com o 3° lugar nos jogos regionais de 2017, na modalidade individual, e com o 2° lugar nos jogos de Sengés, como dupla mista.

Pablo Henrique Zmjiewski Ribeiro,17, foi campeão de jogos regionais na modalidade individual em cinco anos consecutivos.  Na modalidade duplas, ficou em primeiro em 2013, 2015, 2016, 2017 e 2018. Em 2015, foi campeão no Paranaense Escolar e campeão geral nos Jogos da Primavera.  Já Nicholas Savagin Sutil de Oliveira, 13 anos, foi bicampeão dos Jogos Escolares do Paraná 2017/2018 e campeão da 5ª etapa do Ranking dos Não Federados de Curitiba em 2018. Outro atleta destaque é Kauã Mateus Nascimento, de 15 anos, que em 2015 ganhou ouro nos Jogos da Primavera em equipes, assim como na 63° edição dos Jogos Escolares do Paraná na modalidade individual e dupla. Em 2017, também recebeu o ouro na fase regional na modalidade dupla.