Sengés avança na saúde

Resultados positivos da Saúde em 2017 melhoram o atendimento à população

Ações da prefeitura em 2017 estão ampliando a rede de atendimento à população com mais especialidades, profissionais e equipamentos. Além disso, já nesse primeiro ano, a gestão confirmou o convênio de R$ 2,2 milhões junto ao Governo do Estado para a construção do novo Pronto Atendimento Municipal

A saúde de Sengés está ganhando uma nova cara e avançando rapidamente com as ações da Prefeitura Municipal, coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O ano de 2017 foi um marco na ampliação dos serviços ofertados à população, especialmente com a implantação de novas especialidades, como: pediatria, obstetrícia, oftalmologia, fonoaudiologia e ginecologia. Antes, para obter esse tipo de serviço - público e gratuito -, os sengeanos precisavam se deslocar a outras cidades da região.

Reforçando a equipe de atendimento, sete novos médicos foram contratados, sendo desses, três generalistas - dois pelo programa federal ‘Mais Médicos’ -, e dois pediatras, um ginecologista e obstetra, e um oftalmologista. Além disso, a escala de atendimento também foi aprimorada, agilizando o atendimento das consultas e chegando a regiões onde antes o serviço não existia ou era precário, como no Reianópolis, agora semanalmente, e no Ouro Verde, inclusive com a especialidade de pediatria. E, para a seguridades das mamães, além do teste do pezinho, já obrigatório, a rede passou a realizar também o teste da orelhinha, prevenindo doenças nos recém-nascidos. Antes, as mamães iam a Castro realizar o exame.

Com o ‘Zera Filas’ ? programa de mutirão de exames -, a prefeitura solucionou o problema das grandes filas de espera por consultas e exames. Centenas de atendimentos foram realizados em 2017, especialmente para tomografias, endoscopias, ortopedia, ressonância magnética e cirurgias vasculares. A ação foi concentrada nas unidades de saúde do Centro Social e São Pedro.

As reformas também aconteceram, como na Unidade Básica de Saúde - UBS do Mutirão, e novos equipamentos foram adquiridos para toda rede, como: oxímetro adulto e infantil, aparelhos de pressão, negatoscópio, móveis em geral, ampliação da frota de veículos da saúde e a aquisição do esperado aparelho de Raio-X, instalado no Pronto Socorro Municipal.

A Secretária de Saúde, Jaqueline Nunes, afirma, “o planejamento para a saúde do município foi realizado em cima das demandas que a secretaria tinha quando assumimos. Avançamos muito graças ao esforço e a dedicação de toda nossa equipe”, destaca. E, ainda ressalta, “com a contratação do pediatra e do obstetra não tivemos nenhum óbito materno e infantil este ano (2017)”, comemora.

O prefeito Nelson ‘Pezinho’, confirma, “a prioridade da nossa gestão é o bom atendimento na saúde, estamos melhorando cada vez mais o serviço prestado pra nossa gente. Muita coisa boa ainda vem pela frente”, conclui.

Para mais informações, acesse: