Biblioteca Municipal faz nova arrecadação de livros

Livros serão direcionados para a minibiblioteca da Vila São Pedro

Devido ao sucesso da campanha do ano passado, a instituição decidiu retomar a ação para aumentar o número de livros na minibiblioteca da Vila São Pedro. O foco é arrecadar principalmente exemplares de literatura infantil e infantojuvenil, que ainda são escassas.

Começou nesta segunda-feira, 11, nova campanha de doação premiada para arrecadação de livros realizada pela Biblioteca Pública Municipal de Sengés. Devido à grande quantidade de exemplares adquiridos no ano passado, a prefeitura decidiu continuar a ação em 2019 e fomentar ainda mais a leitura entre adolescentes e crianças.

As doações podem ser deixadas até 30/04 na Biblioteca Pública Municipal Cândido Manoel Martins de Oliveira, que serão direcionadas para a minibiblioteca da Vila São Pedro, um braço da instituição fora do centro de Sengés. Cada exemplar doado equivale a um ponto. O ganhador com maior pontuação ganhará como prêmio uma viagem à Curitiba para conhecer a Biblioteca Pública do Paraná.

No ano passado, a prefeitura arrecadou 123 novos exemplares de livros de literatura adulta, infantil e infanto-juvenil. Maria Cecília Zakrzewski Grossl Santos, auxiliar bibliotecária da instituição, explica que a ideia de se realizar campanha de arrecadação se deu pela necessidade de aumentar o acervo em geral, principalmente o de literatura infantojuvenil. Ela explica que a antiga biblioteca possuía em acervo de cerca de 20 mil livros. Em 2010, porém, o prédio perdeu grande parte das obras após uma enchente, sobrando desse montante apenas 800 exemplares. “Quando o município foi agraciado com a Biblioteca Cidadã (projeto do Governo do Estado), ele recebeu um acervo de 2 mil livros. O restante fomos conseguindo com compras anuais de atualização, doações de outras bibliotecas da região e doações particulares”, conta ela. Ainda assim, a seções de literatura infantojuvenil ainda são pequenas.