Prefeitura de Sengés alerta para pacientes que marcam consultas e exames e não comparecem

Leia mais

Ações de conscientização serão realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde

 

 Pacientes que marcam consultas e exames e não comparecem (absenteísmo) prejudicam todo o sistema de atendimento. Há Unidades onde a taxa de não comparecimento chega a 48%. Conscientização da população diminui custos e acelera atendimentos para todos

 

 Desde o início da atual gestão municipal de Sengés, um grande esforço tem sido feito pela equipe de governo e Secretaria Municipal de Saúde para eliminar as filas e longas esperas por consultas e exames. Porém, um dos grandes problemas é criado pela própria falta de consciência de parte da população. O absenteísmo, pacientes que marcam consultas e exames e não comparecem ? sem informar -, prejudica todo o sistema, gerando custo e aumento da demanda.

 

 No mês de outubro, por exemplo, as Unidades Básicas de Saúde de Sengés realizaram pouco mais de 3.000 agendamentos de serviços, entre consultas médicas, obstétricas, enfermagem e odontológicas. Deste total, 735 foram faltosas, o equivalente à mais de 20%. Ainda segundo levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, na UBS da Vila São Pedro, por exemplo, 48% dos pacientes não compareceram.

 

 A ausência desses pacientes aos procedimentos marcados afeta diretamente a capacidade de agendamento de consultas dentro das UBSs, isso impede que outro usuário receba o atendimento e traz gastos ao município. A secretária municipal de Saúde, Jaqueline Nunes da Silva, faz um apelo, “é muito importante que a população entenda a necessidade de comparecer às consultas marcadas, mas nos casos em que esse comparecimento não for possível, pedimos que avisem com antecedência a Unidade de Saúde, para que o horário seja repassado para outro paciente da lista de espera”, alertou.

 

 Acompanhe o quadro de faltas, de outubro de 2019: