Centro Histórico Municipal de Sengés tem repercussão regional

Família de Irati encontra no Centro Histórico documentos sobre seus antepassados

Com menos de um ano de funcionamento, o Centro Histórico da cidade se consolida como ferramenta de grande importância e fonte de pesquisa para família de morador dos Campos Gerais

Inaugurado em setembro de 2019, o Centro Histórico Municipal de Sengés é um espaço que através de fotos, objetos, fósseis e documentos, reúne elementos da história e da cultura da cidade. Na última semana de janeiro, o local proporcionou à família do bancário Carlos Eduardo Trevisan, morador de Irati, uma grata surpresa ao revelar detalhes sobre a história de sua família, em documentos que confirmam informações importantes sobre seus antepassados.

No dia 29 de janeiro, acompanhado por sua esposa e filhos, voltando de uma viagem de férias, Trevisan foi até o Centro Histórico Municipal em busca de algum registro sobre seu bisavô, Nicolau Ivaniski, morador da cidade na década de 30. Para sua surpresa, e graças aos arquivos do jornal local da época, “Eco de Sengés”, conseguiu localizar o edital dos proclamas de casamento de seu bisavô do ano de 1934.

Formado em administração, mas entusiasta pelo estudo da genealogia, Trevizan descobriu por meio de suas pesquisas que seu bisavô era de nacionalidade polonesa, e não ucraniana conforme a família pensava. Com os documentos localizados no Centro Histórico de Sengés, também foi possível descobrir que o Sr. Nicolau Ivaniski, além de se casar na cidade, também trabalhou nas obras da estrada de ferro.

Segundo Trevizan, seu hobby proporcionou à família conhecer a verdade sobre sua origem. “É mais que um hobby, é um hobby sério na verdade, pois através destas pesquisas pudemos descobrir a verdade de fato e ela muitas vezes não condiz com o que crescemos acreditando ser. Difere da história real.”

Para a equipe do Departamento Municipal de Cultura, esta visita trouxe não somente enriquecimento histórico-cultural, mas também foi fundamental para a consolidação da importância de um local que preserve a história da cidade e de seus moradores. “Acontecimentos como este nos fazem crer que estamos no caminho certo, ao investirmos e nos dedicarmos a este espaço que é muito mais que um centro de visitação e pesquisa, é um centro que honra nosso passado e engrandece nosso futuro”, constatou, com orgulho, a bibliotecária Maria Cecília Zakrzewski Grossl Santos.