IGREJA MATRIZ DE CRISTO REI

Inaugurada em 1983, a atual Igreja Matriz de Cristo Rei Redentor do Homem, substituiu a antiga igreja de São Sebastião, que vigorou como matriz entre a década de 30 e final da década de 70.

Inaugurada em 1983, a atual Igreja Matriz de Cristo Rei Redentor do Homem, substituiu a antiga igreja de São Sebastião, que vigorou como matriz entre a década de 30 e final da década de 70.

Esta igreja singular, recebeu o nome a partir da inspiração e meditação da Primeira Carta Encíclica do Papa João Paulo II ? Redemptor Hominis ? bem como a dedicação foi escolhida dentro das características locais da comunidade de Sengés.

Sua torre em forma de agulha expressa a tangível fé de nosso povo, sua forma de tenda, sem paredes, faz alusão a uma igreja peregrina, passageira, a caminho da igreja definitiva do céu. Possui o diâmetro externo de 32m, e uma área circular externa, coberta, de 3,50m, a extensão dos quatro pórticos que sustentam a tenda  de concreto chega a 44m. A circunferência externa é de exatamente 100m. A nave única sempre circular, possui um diâmetro interno de 26m. A torre agulha tem prolongação de quatro pórticos de sustentação que se elevam ao alto e medem 45m, no topo há uma cruz de ferro de 11 metros pesando 1.860 kg.

A laje da tenda é sustentada pelos quatro pórticos e 16 vigas, que sobressaem na estrutura, embaixo as 13 colunas no lugar das paredes, simbolizam a força que sustenta a Igreja: os apóstolos e Maria. No meio uma coluna mais larga, simbolizando o povo de Deus que pela fé, também sustenta a igreja.

Sua capacidade interna é de 600 lugares sentados em poltronas individuais. Acompanhando as colunas seguem os vitrais.

Bem no centro do altar, a imagem de Cristo Rei Redentor do Homem, fundida em bronze. Na lateral do presbitério, fica uma concha revestida em mármore branco, que acolhe o padroeiro da cidade, São Sebastião, escolhido em 1917, também fundido em bronze.

Toda sua arquitetura foi pensada e baseada na simbologia bíblica católica, e em cada detalhe há um porquê.

Ponto turístico certo em nosso município que pede parada para conhecer mais a fundo.

Todas as informações foram retiradas do livro: “A Igreja é notícia” pertencente à Biblioteca Municipal.