Novo barracão para Associação de Coletores e ações sustentáveis em Sengés

Prefeitura investiu mais de R$ 170 mil para melhorias na nova Central

Novo espaço construído pela prefeitura vai dinamizar o trabalho dos coletores da cidade, preservar

o meio ambiente e ao mesmo tempo gerar emprego e renda

Sengés dá mais um passo na preservação do meio ambiente e incentivo a economia sustentável. Está em fase de conclusão a obra do novo Centro de Gerenciamento de Resíduos de Sengés. Com aproximadamente 96 m² o novo prédio para a Associação de Coletores vai garantir novas condições de trabalho para este segmento na cidade. O novo prédio possui ambiente para refeições, vestiários, banheiro e depósito, a obra atende às recomendações da norma regulamentadora 24, do Ministério do Trabalho, no que se refere às condições de higiene e conforto nos locais de trabalho.

Além da nova edificação, a estrutura da Central também terá seu pátio pavimentado, com aproximadamente 450 m² de piso intertravado, o que auxiliará a execução dos serviços de separação de lixos e resíduos. A obra de R$ 173 mil traz à cidade inúmeros ganhos ambientais e também sociais, uma vez que atua diretamente na geração de empregos para os coletores da Associação. “Conseguimos estruturar a Associação de modo que as pessoas que antes faziam o trabalho com reciclagem de maneira informal, agora passarão a ser associados”, explicou o prefeito Nelson Pezinho.

Com a previsão de início de funcionamento para março de 2020, a Central de Gerenciamento concentrará todos os serviços de coleta de resíduos do município, como o resíduo sólido urbano, o material reciclável e também o resíduo de construção civil.

Atualmente, nenhum resíduo sólido urbano produzido em Sengés fica no município, já que o transbordo é realizado e o material coletado encaminhado para o aterro sanitário consorciado, localizado em outro município. Trabalho que continuará a ser realizado após a inauguração da Central.

No local, também será feita a separação do lixo reciclável, que depois de ser compactado será comercializado pela Associação dos Coletores. “A novidade é em relação ao manuseio do resíduo de construção civil. Faremos o armazenamento temporário para posterior processo de britagem, no qual o material servirá como base para as obras de pavimentação de estradas”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Fábio Lucas de Oliveira.

Além da Central de Gerenciamento, Sengés também obteve outros importantes avanços na área ambiental, como os licenciamentos para a estação de transbordo e barracão de triagem, a tratativa de licença para o aterro de construção civil, e a estruturação do programa Troca Verde, que visa estimular a separação correta ao incentivar a troca de materiais por alimentos adquiridos dos produtores da região.