Nota Técnica sobre a testagem para COVID-19 realizada no município

O município de Sengés, por meio da Secretaria de Saúde, desenvolveu um projeto de testagem em massa para estudo epidemiológico e mapeamento da circulação do novo coronavírus no município.

Essa iniciativa foi adotada para subsidiar decisões sobre as formas de distanciamento social, dinâmica do comércio local, fluxo dos serviços de saúde, entre outras.

O teste rápido utilizado tem todos os registros necessários, atende as exigências de qualidade e é reconhecido pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. Estes exames não têm função de diagnóstico de infecção por Covid-19, mas tem relevante utilização no mapeamento do status imunológico de uma população.

Os pacientes testados foram convidados, aceitaram participar desse estudo e assinaram um termo de consentimento onde é explicado que os dados são usados para fins epidemiológicos e estatísticos, e que teriam assegurado o sigilo sobre sua identidade.

O isolamento profilático, orientado pelo profissional que realizou o teste, deve ser respeitado como medida de segurança até o momento da consulta médica, pois apenas o médico pode determinar o isolamento social, correlacionar o exame com a anamnese do paciente e definir a conduta e o tratamento.

O estudo epidemiológico realizado, com fins de mapeamento imunológico, é uma estratégia que visa a proteção da nossa população, amparado por estudos técnicos e elaborado como poderoso instrumento de planejamento para o enfrentamento dessa pandemia.

Sobre a diferença entre os boletins municipal e da Sesa, esclarecemos que a Secretaria Municipal de Saúde tem alimentado regularmente os sistemas de informação e todos os casos são notificados. Existe um atraso na atualização do Estado, que tem sido questionado por todos os municípios.

A Regional de Saúde de Ponta Grossa reconhece os nossos dados e tem lançado em seus boletins regionais os casos notificados. Cabe esclarecer ainda que não existe nenhuma política de financiamento aos municípios por caso confirmado e que a Secretaria Municipal de Saúde trabalha somente com dados oficiais.