Jaguariaíva passa a atender gestantes de Sengés

Reunião em Jaguariaíva contou com a presença de prefeitos e secretários de ambas as cidades, além de técnicos da área da saúde e diretoria do hospital.

Mães sengeanas serão encaminhadas a hospital do município vizinho, que fica a 35 km da cidade. Deslocamento é menos da metade do que Castro, antigo local de atendimento. Nova medida proverá maior segurança e saúde para mães e bebês

Na última segunda-feira,13, os municípios de Sengés e Jaguariaíva fecharam importante parceria para otimizar o atendimento as gestantes sengeanas. O Hospital Municipal Carolina Lupion (HMCL), de Jaguariaíva, passou a realizar a partir desta quarta-feira, 15, o parto de mulheres de Sengés, via Sistema única de Saúde (SUS).

O hospital será referência para os casos de gravidez de risco habitual, sendo os casos de alto risco encaminhados a locais referenciados. Antes da parceria, as pacientes eram direcionadas para maternidades em Castro, a cerca de 115km de Sengés. Os atendimentos em Jaguariaíva representam mais agilidade no serviço, visto que o município se localiza a 35 km de Sengés.

Segundo a secretária de Saúde de Sengés, Jaqueline Nunes da Silva, serão atendidas em média até 12 gestantes ao mês, que receberão um cuidado mais rápido e, com isso, mais eficaz.  O pré-natal continuará sendo feito em Sengés.

O prefeito Nelson Pezinho também comemorou a parceria, afirmando que a nova medida vai ajudar a preservar a saúde da gestante e do bebê, impactando principalmente as mães do interior, que levam mais tempo para se deslocar até as maternidades fora da cidade. “O trajeto para o hospital em Jaguariaíva vai ser menos da metade do que era feito até chegar em Castro. Isso faz toda a diferença na segurança e saúde da mãe e do bebê”, disse.

O prefeito também agradeceu a administração do município vizinho. “Quando fomos atingidos pela chuva de granizo a Prefeitura de Jaguariaíva prontamente nos auxiliou, com equipes e máquinas para colaborar na recuperação dos inúmeros danos sofridos pela população. Isso nós não podemos esquecer e mais uma vez deixamos nossos agradecimentos”, evidenciou