Temporada de Dengue e Pandemia da Covid-19: o que saber para enfrentar as duas doenças?

Os surtos de dengue fazem parte do cotidiano de milhões de brasileiros. A população deve ter o cuidado redobrado, já que atravessamos uma pandemia. Há similaridades entre os sintomas da Dengue e da Covid-19, especialmente no início da doença.

. . .

Os surtos de dengue fazem parte do cotidiano de milhões de brasileiros. Muitos avanços foram feitos no combate à doença: políticas públicas sanitárias foram criadas e, principalmente, a população incorporou ao seu dia a dia as práticas para combater o mosquito que transmite a doença.

O início do verão é o alerta. As temperaturas mais elevadas e o maior volume de chuvas criam o ambiente perfeito para a propagação do mosquito transmissor da dengue. Neste ano de 2020, teremos que ter um cuidado redobrado, pois enfrentamos a pandemia da Covid-19. As duas doenças são causadas por vírus e alguns sintomas podem ser similares.

Para orientar a população a respeito dos sintomas e dos cuidados necessários para os dois casos, a Prefeitura de Sengés conversou com a médica Dra. Karen Lombardi.

. . .

Prefeitura: doutora, agradecemos sua disponibilidade para esta conversa. Nossa região tem surtos esporádicos de dengue. Muitos avanços foram feitos no combate ao mosquito transmissor, principal vetor da doença. Porém, com a pandemia da Covid-19 ainda em curso, a população deve estar preparada para a prevenção das duas doenças. Quais são as principais diferenças entre a Dengue e a Covid-19?

Dra. Karen: A primeira diferença entre essas duas infecções virais é o modo de transmissão. A Dengue necessita de um vetor, o mosquito Aedes Aegypti, o qual precisa estar infectado com o vírus para transmitir a doença. O coronavírus é transmitido através de partículas respiratórias (espirros, gotículas de saliva, catarro e outras secreções) de uma pessoa infectada, ou seja, de pessoa a pessoa. Além disso, um fator agravante é que essas partículas virais podem ficar localizadas em superfícies e objetos. O contato com essas partículas pode ocasionar a infecção pelo coronavírus.

. . .

Prefeitura: Quais são os principais sintomas da Dengue e da Covid-19? Existe semelhança entre os sintomas nas duas doenças?

Dra. Karen:Os sintomas semelhantes entre a Dengue e a Covid-19 são: dor de cabeça, febre, dor no corpo e mal estar. O grande ponto que pode ajudar a diferenciar uma doença da outra são os sintomas respiratórios, como por exemplo: tosse, falta de ar e coriza, dores no peito, esses são sintomas que não ocorrem na Dengue.

. . .

Prefeitura: É possível ter as duas doenças ao mesmo tempo?

Dra. Karen: Sim, é possível ter a duas doenças ao mesmo tempo. É importante ressaltar que já existem estudos mostrando que pacientes infectados pela SARS-COV (causador da Covid-19) e, ao mesmo tempo, diagnosticados com Dengue, evoluíram para quadros clínicos mais graves, retardando o tratamento eficaz contra a Covid-19.

. . .

Prefeitura: Quais cuidados a senhora indicaria para as pessoas neste momento em que um surto de Dengue pode se somar a atual pandemia?

Dra. Karen: Esta pergunta é muito importante, pois para o enfrentamento dessas duas doenças as atitudes individuais são de grande importância. A população precisa se conscientizar no sentido do auto cuidado, na eliminação de criadouros de mosquito, usar repelentes, lavagem adequada e correta das mãos, uso de máscara, uso de álcool em gel (70%) e, principalmente, distanciamento social. Diariamente, somos questionados sobre o aumento do número de casos, tanto da Dengue, quanto da Covid-19. Porém, os mesmos questionadores pouco fazem para seu cuidado individual. Nós, médicos, estamos na linha de frente, e disponíveis para orientação e tratamento adequado de ambas as doenças, porém, infelizmente, o combate a pandemia não depende só do nosso trabalho. Todos somos responsáveis. Você já se perguntou se está fazendo a sua parte?