Alunos da escola Trajano Jorge aprendem sobre justiça e cidadania

Alunos das duas turmas do 5° ano que fizeram parte do projeto

Através do programa do TJ-PR, alunos sengeanos aprenderam sobre justiça, cidadania e sobre o Poder Judiciário com membros da OAB, juiz e promotor. Os estudantes também conheceram o Fórum da cidade, além de simularem júri e receberem cartilhas sobre a temática.

Alunos do 5° ano da Escola Municipal Trajano Jorge, das turmas A e B, participaram do programa do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) “Justiça e Cidadania” no segundo semestre deste ano letivo. Os estudantes puderam aprender sobre ambos os temas com profissionais do judiciário do município, conhecer o Fórum de Sengés e entender sobre direito através de júri simulado.

As crianças também receberam cartilhas educativas explicando sobre justiça e cidadania. No dia 13/09, a escola recebeu juiz, promotor e representantes da OAB do município, que explicaram aos estudantes suas funções e tiraram dúvidas. No dia 25/10, os alunos forma recebidos no Fórum da Comarca de Sengés para conhecer o ambiente. Já no dia 22/11, uma apresentação de júri simulado foi feita pelos estudantes, ajudando a entender o papel do Judiciário. A Escola Municipal Trajano Jorge foi certificada pelo Projeto Justiça e Cidadania, recebendo placa de participação.

O projeto é realizado pela 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná(TJ-PR), com o objetivo de oferecer noções básicas de justiça, cidadania e sobre o funcionamento do Poder Judiciário.

Alunos recebem certificado de participação do projeto

Educação em Sengés

A educação municipal tem apresentado significativa melhora nestes últimos dois anos. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2017 de Sengés nos anos iniciais do ensino fundamental de escolas municipais (1° ao 5°) foi 6,7. O valor coloca o município em primeiro lugar entre as sete cidades do núcleo regional, além de estar acima da média nacional e estadual. O índice médio municipal do ano passado ultrapassou a meta projetada (5,5).

O resultado é um esforço contínuo da prefeitura na área, com ações que estimulam meios de facilitar a aprendizagem, como o Programa de Valorização da Educação Municipal de Sengés - ‘Pró Educa’. Lançado em 2017, é o maior investimento para a área na história da cidade. Ao todo, a prefeitura direcionou R$ 1,9 milhão para os diversos segmentos da educação municipal.

Além de diversas obras, foram instaladas câmeras de vigilância em todas as unidades escolares, ar-condicionados em algumas escolas, adquiridos equipamentos multimídia, como TV e som, além de dois novos ônibus escolares. Alunos também receberam uniformes, kit escolar completo (mochila, cadernos e outros materiais), e novo material didático para as unidades.