Prefeitura de Sengés lança programa gratuito para castração de cães e gatos

Arte de divulgação da ação

Interessados devem se cadastrar no site da prefeitura onde será feita a triagem e aguardar retorno onde será informado data e local para o procedimento. Ação vale apenas para cães e gatos e sempre deverá haver um responsável pelo PET para o acompanhamento do pós-operatório. Programa é voltado principalmente a população de baixa renda do município.

Para promover o controle populacional de cães e gatos em Sengés - atendendo a um antigo pedido da população -, a Prefeitura Municipal lançou nessa semana um programa inédito para castração e controle populacional dos animais. Subsidiada pela prefeitura, a ação vai ofertar esterilização cirúrgica destes animais domésticos. O ‘Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos’ vale apenas para residentes no município e que se enquadrem nos critérios do programa, dirigido às famílias de baixa renda.

A meta é reduzir a população de cães e gatos em condições de abandono e maus tratos, através do controle de natalidade. Os donos devem se cadastrar através do site da Prefeitura Municipal de Sengés e aguardar a indicação de local e data para o procedimento.

Para a castração, é necessário que o animal tenha algum responsável, que ficará encarregado pelos cuidados pós-operatórios. Em casos de animais de rua, deve haver algum protetor que se responsabilize por ele até sua recuperação.

A castração gratuita é uma política pública para controle populacional de animais, ajudando a diminuir o número de abandonados ou semi-domiciliados. É eficiente também para controle de zoonoses, assegurando menores riscos à saúde da população.

Para o secretário municipal de agricultura, meio ambiente e pecuária, Fábio Lucas, um dos organizadores da ação, “essa é uma ação com reflexos positivos em diversas áreas. Controle de doenças, conscientização da responsabilidade que temos sobre os cães e gatos, combate aos maus tratos de animais e redução dos animais em condição de abandono”, destacou.

Para realizar o cadastro e triagem, os interessados devem clicar neste botão

Ou então, entrar em contato pelo (43) 3567-5120