Prefeitura de Sengés inicia vacinação contra Febre Amarela

Sengés se mobiliza para evitar casos de Febre Amarela

População interessada deve buscar a unidade de saúde mais próximas, especialmente moradores da zona rural e viajantes. A dose de vacinação é única, quem já se vacinou não precisa de nova dose

A Prefeitura de Sengés está intensificado a vacinação contra a febre amarela. A ação tem o objetivo de evitar que surjam casos na cidade, uma vez que Sengés faz divisa com o estado de São Paulo que vem enfrentando sucessivos casos da doença. Quem já se vacinou, ainda que a muito tempo - por exemplo há 10 anos - não precisa de outra dose.

A secretária de saúde, Jaqueline Nunes, destaca a importância da prevenção especialmente para os moradores da zona rural e viajantes de áreas endêmicas (locais que apresentam altos índices da doença). “É um grupo prioritário com maior risco de contágio em razão de suas atividades, por isso tem prioridade nessa ação”, lembrou. As vacinas já estão disponíveis e não há data específica para o encerramento da ação de vacinação.

Febre Amarela

A febre amarela é uma infecção viral, semelhante à gripe, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O infectado apresenta sintomas como: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos. A forma mais grave manifesta-se após um breve período de melhora (cerca de dois dias), quando ocorrem insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. Ao apresentar qualquer sintoma da doença, recomenda-se à procura da unidade de saúde mais próxima.

Para prevenir-se é necessário evitar a proliferação do Aedes aegypti, não deixando água parada em pneus, calhas, caixas d’agua e latas. Caso contrário o ambiente é ideal para que a fêmea deposite seus ovos, transformando-se em larvas e posteriormente em novos mosquitos.

Para mais informações, acesse: http://www.senges.pr.gov.br