Prefeitura de Sengés inicia vacinação de 100% da população contra febre amarela

Parceria entre as Secretarias de Estado da Saúde de São Paulo e Paraná, junto das prefeituras do Vale do Ribeira paulista e paranaense, prevê a imunização da população para impedir a entrada da doença no Paraná.

A prefeitura municipal de Sengés iniciou nessa segunda-feira, 26, a vacinação em massa da população contra a febre amarela. A ação cautelar de imunização visitará 100% dos domicílios, e é resultado da parceria entre as Secretarias de Estado da Saúde de São Paulo e Paraná, junto das prefeituras do Vale do Ribeira paulista e paranaense, que inclui Sengés.

“No Paraná não registramos nenhum caso de febre amarela. A situação está monitorada e sob controle. Com essa ação vamos estabelecer um cinturão impedindo o avanço da febre amarela para o Paraná”, destacou Michelle Caputo Neto, Secretário de Estado da Saúde do Paraná (SESA). O estado vizinho ? São Paulo ? atua no controle do surto da doença, que também foi registrado em macacos no Vale do Ribeira, fronteira com o Paraná.

Ao todo, um reforço de 100.000 doses já foi liberado pelo Ministério da Saúde para os oito municípios que compõe o cinturão, sendo Sengés e Guaraqueçaba pertencentes ao Paraná. A Vigilância Epidemiológica de Sengés visitará todos os domicílios da cidade e orienta para que a população deixe em mãos a carteirinha vacinal. Carros de som também estão circulando avisando sobre o calendário de cada região. As primeiras doses estão sendo aplicadas na população da zona rural.

Confira o vídeo do Secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto:

Sintoma da Febre Amarela

Os sintomas iniciais são inespecíficos como febre, cansaço, mal-estar e dores de cabeça e musculares (principalmente no abdômen e na lombar). A febre amarela caracteriza-se pela ocorrência de febre moderadamente elevada, náuseas, queda no ritmo cardíaco, fadiga e vômito com sangue. A diarreia também surge por vezes.