Prefeituras, órgãos e entidades se mobilizam por Sengés

Doações enviadas por pastoral de Arapoti

Doações vieram de entidades do município e de outras localidades. O barracão

destinado ao recebimento dos materiais recebeu telhas, colchões, móveis, cobertores,
travesseiros, roupas e alimentos

Os estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram Sengés no último dia 30 de julho, mobilizou a solidariedade de toda a região e do estado. A cidade tem recebido doações de outras prefeituras, órgãos e diversas entidades. O apoio vai desde materiais de construção até alimentos, cobertores, travesseiros e demais objetos para atender às demandas das famílias afetadas.

Os carregamentos vêm de Sengés e também de outros municípios. A prefeitura Municipal de Castro, por exemplo, disponibilizou 300 telhas, que foram entregues à prefeitura para serem distribuídas. A Defesa Civil doou, ao todo, 6052 telhas. A Cooperativa de Eletrificação Rural de Arapoti (Ceral) também fez doação ao município, com um carregamento de 150 telhas. Para auxiliar na grande demanda do material, a Prefeitura Municipal de Sengés comprou com recursos próprios um montante de 500 telhas.

Além das doações de materiais de construção, igrejas sengeana e de outros municípios também se solidarizaram com a situação de emergência da cidade. Algumas instituições religiosas arrecadaram alimentos, cobertores, colchões e outros objetos, que foram trazidos ao barracão. Outras fizeram sua parte doando pela conta bancária disponibilizada pela prefeitura.

O Grupo Escoteiro Pioneiros do Ipiranga entregou aproximadamente 500kg de alimentos. A liga Itarareense do Cartola FC trouxe mais de 100 cobertores e cestas básicas. Ambas também doaram como roupas, travesseiros, cobertores e colchões.

Auxílio à população

O município de Sengés declarou estado de emergência no dia 1 de agosto. As chuvas do último dia 30 deixaram grandes estragos na cidade, e atingiram em média 5 mil pessoas, além de comprometer diversas moradias. Prédios públicos também foram danificados, incluindo: 6 escolas, hospital, delegacia, 1 CRAS, a sede da Prefeitura, 03 Postos de Saúde, o Barracão da Terceira Idade, a Farmácia Popular e o prédio da Câmara Municipal.

Para prestar auxílio à população, todos os serviços na Prefeitura Municipal de Sengés se voltaram nas últimas duas semanas para as necessidades das pessoas afetadas e para a reconstrução da cidade. A prefeitura tem disponibilizado serviço contínuo de distribuição de telhas, alimentos, cobertores, colchões, travesseiros e outras demandas, assim como visitas domiciliares para averiguação das solicitações e auxílio na reconstrução de telhados.

Já foram distribuídas aproximadamente 12 mil telhas. Calcula-se que serão necessárias, ao todo, 30 mil telhas para a reconstrução completa dos edifícios e casas danificadas. Foram disponibilizadas à população em torno de 300 kits de alimentos. Estima-se que mais de 70% das vítimas já receberam auxílio do município.

Doações:

Dados para transferências bancárias:

Banco do Brasil

Ag:2677-8