Prefeitura realiza coleta seletiva todas as quintas-feiras

Prefeitura realiza coleta de resíduos recicláveis.

Coleta exclusiva de materiais recicláveis acontece nas quintas. Durante os outros dias da semana, há o recolhimento de lixo comum. A coleta seletiva é prevista em lei federal, mas para acontecer é necessária colaboração da população. A separação de resíduos recicláveis e não-recicláveis deve ser feita pelos moradores.

Sengés recebe o serviço de coleta seletiva em todos os bairros do município uma vez por semana. O serviço foi incorporado em julho de 2017, com a campanha ‘Quinta-feira É Dia de Coleta Seletiva’, que institui o programa de recolhimento dos resíduos recicláveis na cidade toda quinta-feira.

O dia é destinado exclusivamente a coleta de materiais recicláveis. A prefeitura executa o recolhimento do lixo comum ao longo da semana. Apesar do serviço estar previsto na Lei Federal 12.305/2010, que obriga todos os municípios brasileiros a adotarem a coleta seletiva, a realização do trabalho só é possível com a colaboração da população.

Para haver o recolhimento adequado do material, é necessária separação do lixo em recicláveis e não-recicláveis, por parte dos moradores, que devem deixar para serem recolhidos nas quintas-feiras os materiais considerados recicláveis. Estes devem ser depositados em sacos de no máximo 20 kg.

Segundo o secretário de meio-ambiente, agricultura e pecuária, Fabio Lucas de Oliveiras, a participação da população é essencial para que esse processo aconteça. “Contamos com a ajuda de todos. Além de possibilitar a destinação adequada e reaproveitamento desses materiais, o envolvimento dos sengeanos também ajuda na renda de famílias que vivem da coleta e venda de recicláveis. Além da obrigatoriedade do serviço, a coleta seletiva gera também novas oportunidade de negócio com a indústria de reciclagem”, diz.

Local onde os materiais recicláveis são separados

Local onde os materiais recicláveis são separados A ação é de extrema importância, levando em conta a situação brasileira quando se fala em reaproveitamento. O Brasil deixa de inserir na sua economia R$ 120 bilhões por ano ao não reciclar o lixo. Dos 80 milhões de toneladas de rejeitos produzidos anualmente, apenas 3% são aproveitados.

O que é reciclável?

São considerados recicláveis matérias como metal, plástico, vidro e papel. Estes devem ser separados de outros resíduos comuns ? úmidos - como restos de comida, papel higiênico, fraldas, resíduos orgânicos, dentre outros, considerados  como não recicláveis.

Para onde vai o lixo?

Após recolhido, os rejeitos são encaminhados a um barracão de triagem e, através da Associação de Agentes Ambientais Coletores de Materiais Recicláveis do Município de Sengés (ACOMAR), ocorre a separação dos materiais e venda. O convênio é uma forma de renda para os associados. “São
aproximadamente dez pessoas que trabalham neste local e hoje sobrevivem da renda desta atividade”, afirma o Secretário Municipal do Meio Ambiente.

Juntos, promovem a separação de mais de 20 toneladas mensais de plásticos, papéis, metais e outros materiais reaproveitáveis. Segundo o secretário, a convenio com ACOMAR e a coleta seletiva geram, por mês, uma economia de cerca de R$ 3.700,00 para o município.

Mais informações, acesse: www.senges.pr.gov.br/portal/