Prefeitura monta operação para minimizar estragos provocados pela chuva

Equipe da Defesa Civil e Prefeitura define plano de ação para apoio às famílias afetadas

Centro de apoio foi montado no barracão da Igreja Matriz. População também pode ajudar enviando doações. Pelo menos 1.053 pessoas foram diretamente afetadas pela chuva de granizo

A Prefeitura Municipal de Sengés está auxiliando a população e promovendo ações para minimizar os efeitos das fortes chuvas corridas na tarde de ontem (30). Segundo os levantamentos preliminares a forte chuva de granizo afetou diretamente pelo menos 302 famílias - 1.053 pessoas. Diversos prédios públicos foram danificados, incluindo: 6 escolas, hospital, delegacia, 1 CRAS, a sede da Prefeitura, 03 Postos de Saúde, o Barracão da Terceira Idade, a Farmácia Popular e o prédio da Câmara Municipal, o mais atingido, que desabou (foto).

Apoia às famílias

Um núcleo de atendimento às famílias foi montado pela prefeitura no barracão da Igreja Católica (matriz). A população também pode ajudar levando ao local doações de cobertores, colchões, água e alimentos não-perecíveis. A defesa Civil já atua na cidade, junto de 17 bombeiro, parte desse efetivo deslocado de outras cidades como Telêmaco Borba, Ponta Grossa e Jaguariaíva. A prefeitura também orienta para que a população evite situações de risco, sobretudo ao subir em estruturas danificadas como telhados.

Para o prefeito Nelson ‘Pezinho’ “esse é um momento de união. A população pode estar certa que vamos trabalhar dia e noite até colocar tudo em ordem. Contamos com a colaboração de todos”, destacou. O governo do estado também está dando suporte ao município, e a prioridade agora é cobrir as casas destelhadas.

Detalhe dos estragos causados pelas fortes chuvas. A esquerda, prédio da Câmara Municipal que desabou. À direta, telhado perfurado pelo granizo

Estudantes

A Secretaria Municipal de Educação orienta que as aulas estarão suspensas na data de hoje ? 31 de julho -, em razão dos danos causas nas escolas e para evitar acidentes com as crianças. Elas serão progressivamente retomadas assim que cada unidade não oferecer mais risco. As informações serão divulgadas aqui pelo site e redes sociais.