Prefeitura alerta para acidentes com escorpiões

Imagem ilustrativa. Foto: Pixabay/ Patrizia08

Município tem registrado casos de infestações do animal. Para evitar acidentes, é importante evitar a aglomeração de lixo e acumulo de entulhos, locais propícios para esconderijo e proliferação de escorpiões. Em caso de picada, é imprescindível o encaminhamento imediato ao Pronto Socorro.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para o cuidado com acidentes envolvendo escorpiões. Casos foram registrados no município nos últimos dias, o que faz necessário o cuidado com ambientes propícios para a proliferação do animal. Há confirmação de picada em Sengés e falecimento devido ao mesmo motivo na cidade de Wenceslau Braz.

Para evitar acidentes fatais, são necessárias medidas preventivas. Em casos de picadas de animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e cobras, por exemplo, é essencial a procura por assistência médica imediata através do Pronto Socorro. Nesses casos, a agilidade na administração do soro antiveneno pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Crianças e idosos são os grupos de maior risco à toxidade do veneno, pela baixa massa corpórea e pela fragilidade física, respectivamente.

Prevenção

Para evitar acidentes é necessário o cuidado com o ambiente, evitando o acumulo de entulhos e lixo, locais que facilitam o esconderijo e a proliferação desses animais. É importante remover materiais desnecessários, empacotar devidamente o lixo e fechar frestas do domicílio.

Restos de alimentos, sujeira e lixo são condições atraentes para insetos, como baratas e outros, que são alimentos de escorpiões. Ambientes com essas características proporcionam alimentação, água e abrigo para esses animais.

Além disso, alguns hábitos diários diminuem os riscos de picadas. Deve-se, por exemplo, usar calçados e luvas nas atividades rurais e jardinagem, sempre examinar roupas e calçadas antes de usá-los, afastar camas e berços de paredes, evitar que cobertores e lenções encostem no chão, e utilizar vedação em espaços como portas, janelas e ralos.

Para mais informações, acesse: www.senges.pr.gov.br/portal/