Nova plantadeira para safra 2018/2019

Nova plantadeira KF 6040A

Equipamento chegou à Sengés nesta terça-feira, 23, e servirá para fortalecer a agricultura através do programa Patrulha Agrícola, que fornece apoio ao produtor rural. Equipamento foi adquirido através de convênio com o Governo Federal, intermediado pelo deputado federal Sandro Alex (PSD).

A safra 2018/2019 começa com novidade para os agricultores de Sengés. A Secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária recebeu na manhã desta terça-feira, 23, nova plantadeira para auxiliar centenas de pequenos produtores rurais. A ferramenta ficará à disposição do programa Patrulha Agrícola, que fornece apoio através de maquinário, acompanhamento técnico e auxílio no processo de plantio e colheita.

A plantadeira no valor de R$ 63.778,00, foi adquirida através de convênio com o Governo Federal por meio de emenda parlamentar do deputado federal Sandro Alex (PSD). Também por emenda do deputado Sengés recebeu em fevereiro de 2017 um trator agrícola, que hoje já atende às necessidades dos produtores rurais.

Segundo o prefeito Nelson Pezinho, que também já foi pequeno produtor, a gestão tem se esforçado para dar auxílio a esse segmento. “Também sou agricultor e sei como faz diferença esse apoio, e por isso quero dar mais condições para nossa agricultura avançar”, disse.

Patrulha Agrícola

O programa Patrulha Agrícola, iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, dá apoio aos agricultores com o fornecimento de maquinário, acompanhamento técnico, preparo da área e trabalhos nas plantações, como plantio e colheita para a produção de silagem.

Até setembro deste ano, foram realizados 414 atendimentos à micro e pequenos produtores, contabilizando mais de 2700 horas de auxílio. A secretaria pretende atingir a marca de 3050 horas até o final deste ano, um recorde desde a implantação do programa Patrulha Agrícola, em 2010.

O número de atendimentos tem aumentado nos últimos anos. Em 2016, foram
327. No ano seguinte, 440 auxílios. A previsão para 2018 é um total de mais de 500 atendimentos em serviços.

Hoje já são 159 produtores cadastrados no programa. Agricultores que desejam participar devem fazer a solicitação na secretaria responsável. É necessário portar documentos pessoais, inscrição de Produtor, cópia da matrícula do imóvel, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e cópia da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Fábio Oliveira, “com a nova plantadeira, além de dobrarmos a capacidade de operação para esta atividade, atenderemos de maneira mais eficiente e com melhor aproveitamento da janela de plantio da safra”, disse. Segundo ele, com a chegada do novo equipamento no final deste ano, é esperado um aumento de 18% no número de horas de auxílio oferecidas aos produtores, em comparação ao ano anterior.